Papoilas Saltitantes
26
Fev

2015

#somostodosSporting

Por Ricardo Rodrigues Rocha

 

Descansem os amigos Benfiquistas! Não, não me converti ao “calimerismo”, nem mudei de clube!

O título desta crónica é apenas um mote para esta semana, de olhos postos na próxima jornada da nossa liga e pretendendo destacar a importância das jornadas que se aproximam para a nossa luta pela conquista do Bi-Campeonato.

No futebolês dos “Misters” é usual assistirmos à utilização de uma expressão: “micro-ciclos”, já a ouviram certamente, saída da boca de um qualquer “cientólogo” da bola.

Pois bem, meus caros, estamos perante, quiçá, o mais importante “micro-ciclo” da época.

Um “micro-ciclo” de 3 jogos, iniciado na jornada passada e que poderá ser determinante para a conquista do objetivo do Bi. Estou mesmo convicto que este “micro-ciclo” será decisivo, embora as minhas capacidades de Zandinga não sejam as melhores, confesso.

Ao Benfica apresentam-se-lhe, no dito “micro-ciclo”, 3 jogos de grau médio de dificuldade, uma deslocação a Moreira de Cónegos, seguida de receção ao Estoril e visita a Arouca. Não sendo propriamente os adversários mais fáceis (as deslocações são complicadas, a campos pequenos, com pouco espaço e potenciais condições climatéricas e de relvado adversas) é obrigação do Benfica conquistar os 9 pontos em disputa. Esse tem que ser o principal enfoque de JJ e do grupo de trabalho, na gestão deste micro-ciclo.

Por oposição, ao principal rival afigura-se um “micro-ciclo” bem mais complicado – deslocação à carpete do Bessa, Clássico no Dragão e visita aos “aliados” da cidade dos Arcebispos. Três jogos de dificuldade Média-Alta e um micro-ciclo de onde, assim espero, o Porto não sairá com os 9 pontos garantidos.

 

Bem sei que jogar em Braga não é a mesma coisa para Benfica e Porto. Para o Porto é normalmente mais fácil, graças a uma hábil política de alianças, firmada entre direções, com treinadores que foram antigas glórias no Porto, trocas de jogadores e empréstimos vários, etc, etc...cá estaremos para ver se a política de alianças se sobrepõe ao espírito competitivo e aguerrido dos comandados de Sérgio Conceição. Estou convicto que perante um Braga a 100% e a jogar para ganhar, em sua casa, o Porto dificilmente passará…resta saber se esse Braga vai comparecer.

Ora, voltando a olhar para o “micro-ciclo” e sabendo que o Porto já sobreviveu ao jogo na carpete do Bessa, e dando de barato que a Aliança com os Minhotos lhes permitirá também uma passagem tranquila por Braga…o que resta?

Os nossos “queridos” arqui-rivais de Lisboa!

Percebem onde quero chegar?


Apoiemos a equipa na Luz e em Arouca. Que a nossa equipa faça o seu trabalho conquistando os 9 pontos obrigatórios neste “micro-ciclo”!

Se tal acontecer - #somostodosSporting !

 

PS – Este artigo foi escrito na sua quase totalidade antes do Sr. Presidente do Sporting Clube de Portugal ter resolvido fazer das suas, criando mais uma confusão interna, desta vez com a suspensão de Jefferson…incrível como o Sr. não consegue estar quieto… #somostodosSporting mas #naosomostodosParvos!
Pode ser que o Marco Silva consiga fazer mais um milagre (como quando conseguiu a melhor série de vitórias enquanto o tentavam atirar borda fora) e mesmo no meio destas trapalhadas do Sr. Presidente do Sporting Clube de Portugal lá consiga “roubar” pontos no Dragão.