Papoilas Saltitantes
11
Jun

2015

Olhar em frente

Por Ricardo Rodrigues Rocha

 

O que está feito está feito...sou oficialmente, a partir deste post um "Ex apóstolo de JJ", renuncio há minha crença "Jesuiniana" mas não há minha religião.

O Benfica é a minha religião!

Mas esta renúncia não implica, nem implicará nunca, apagar os factos que suportaram a minha “adoração” por JJ durante os últimos 6 anos. Os títulos estão lá, expostos no nosso Museu. Continuo certo que foi o melhor treinador que o SLB teve nos últimos 30 anos, não sei quantos tempo demoraremos a encontrar um ao seu nível, espero que não sejam outros tantos...

Mas enfim, "águas passadas não movem moinhos", é tempo de olhar para o futuro.

É-me, sinceramente, completamente indiferente o rumo de carreira de JJ, claro que “a quente” dói mais a sua ida para o Sporting do que se fosse para o Galatasaray...mas internamente, o valor da perda, para o SLB, é o mesmo...o vazio que deixa e o desafio que será substitui-lo, mantendo a rota de sucesso que começámos a trilhar nos últimos anos é igual...e é para isso que quero olhar.

Não me preocupa (nada mesmo) que JJ vá para o Sporting, o que me preocupa é mesmo a sua saída de JJ e, mais ainda, quem o substituirá!

Quanto ao Sporting, pouco mais direi do que o seguinte:
1)    O Sporting vai jogar o dobro do que jogava;

2)    JJ não permitirá nem tolerará ter como “adjuntos” os “bitaiteiros” Badocha, Inácio ou o “Médico Betinho que tem a mania que dá instruções para dentro do campo”, isso é garantido…acabou o circo;

3) JJ não paga “propaganda”…”ah e tal comprámos o mini-messi e ele tem que jogar…” esperem sentados;

4) Jorge é Jesus, mas não faz milagres…para o Sporting ser campeão, falta muito mais do que “apenas” contratar o melhor treinador português…isso não chega;

5) “Quem vier depois que feche a porta” é a política de BdC…quando as decisões sobre os casos da Doyen, da rescisão com “justa causa” de Marco Silva, de jogadores (como já apareceu a de Bojinov), do fair play financeiro, etc., etc começarem a aparecer…quero ver ser os Milhões da Guiné Equatorial (a sério?!) chegam para salvar o barco….o Sporting que comece já a fazer o “casting” para descobrir o seu Vilarinho, que este “Vale e Azevedo” não fica nada atrás do original!


Mas vamos ao que interessa, este espaço é para falar do Benfica…do FUTURO do Benfica!

Embora fosse frontalmente contra a saída de JJ no final desta época, tinha para mim claro que esse era um desfecho plausível e até provável, disse-o e escrevi-o noutros fóruns...
Por um lado, falhar o Bi tornaria praticamente certo o fim de ciclo, ao mesmo tempo que, a dita conquista do 34º título tornaria legítimo (e justificado) o desejo de JJ terminar o seu ciclo no SLB, saindo pela porta grande, rumo a novos desafios.

JJ escolheu sair pela janela, quando podia ter saído sob ombros, pela ENORME porta da gratidão eterna Benfiquista, mas isso é lá com ele...tenho pena...

Em resumo, o Benfica precisa de reagir (ainda mais da forma como foi, para o arquirrival) com uma posição de força!

Com uma jogada arrojada, ambiciosa, segura…não com um “plano B” a ver no que dá.

O Benfica precisa de continuar/reforçar a sua estratégia, criar equipas fortes, apostar num futebol de ataque, pressionante, autoritário e num modelo de negócio que passa por valorizar jogadores de gama média e elevado potencial, transformando-os em jogadores apetecíveis no mercado e vendidos com mais-valias (sejam da formação ou da Sérvia).

O meu pior "pesadelo": contratar Rui Vitória!

Escrevo-o hoje, aqui, para que também fique registado.

Assim que Vitória assine, passará a ser o meu treinador e vou torcer, com todas as minhas forças, para que corra bem. Mas enquanto não é oficializado, pretendo deixar claro que Rui Vitória não seria a minha escolha, e não acredito que possa correr bem!
(sintam-se livres de voltar em Maio de 2016 a este post e utilizarem a caixa de comentários para me insultarem à vontade, postando fotos da festa do TRI, com Rui Vitória a beijar a taça…peço aliás que o façam…queiram os Deuses que eu seja insultado até ao tutano!)

E porque não acredito em Rui Vitória?

Fica prometido um post sobre o tema, nos próximos dias…deixem-me acordar do pesadelo primeiro… (e ainda tenho a secreta esperança que o Benfica inverta a decisão).