Papoilas Saltitantes
17
Jul

2013

Assinar ou não assinar

Por Tiago Quartilho

 

Começou a pré-época. Altura em que as contratações, para os adeptos, são todos craques após 2 minutos de jogo, os comentadores tiram conclusões precipitadas como ninguém, e o Sporting ainda é um grande.
Mesmo que os jogos sejam a feijões e alguns contra adversários de qualidade muito inferior, é sempre um momento importante para o adepto de futebol, porque se segue a um jejum futebolístico de algumas semanas.

Quantos aos jogos propriamente ditos, não posso dizer nada à excepção do que visualizei nos resumos que passaram nos canais abertos (Đuričić, Suleiman e Lisandro parecem confirmar o seu valor). Isto porque ainda não tenho assinatura da BenficaTV.
Tal como muitos benfiquistas, cancelei a SportTV no início de Junho. Durante Julho e Agosto não se justifica o investimento, tendo em conta que não existe fidelização ao canal. Estou agora com dúvidas sobre que canal assinar a partir de Agosto.

Por um lado temos o descontentamento de anos relativamente à SportTV e seus comentadores, claramente assalariados e pressionados por pessoas perto do FCP (sei que a parte do assalariados é controversa, mas sempre que os ouço “comentar” um jogo do Benfica ou do FCP fica impossível convencerem-me do contrário). Mas devo dizer que o processo da BenficaTV também não me deixa completamente satisfeito. Claro que prefiro ter a BenficaTV e consequentemente dar (mais) dinheiro ao SLB do que à Olivedesportos, mas racionalmente a escolha fica mais complicada.

Isto porque um sócio que tem RedPass vai ao estádio ver o Benfica nos jogos em casa, pelo que a transmissão em directo na BenficaTV desses mesmos jogos tem, para esse sócio, um valor muito relativo, e só pela Liga Inglesa (mesmo sendo de longe o meu campeonato preferido) não penso que justifique o valor mensal.

Defendo portanto que a assinatura da BenficaTV devia ser escalonada. Mesmo sem entrar no que faria mesmo sentido, que era os sócios terem algum tipo de desconto, pelo menos quem tem RedPass teria de ter um preço diferente para o canal. Acho que é injustificável outro cenário.

Numa altura de grandes dificuldades económicas e sociais no país, o investimento necessário para ter um RedPass (mesmo excluindo transporte e gastos em dias de jogo) é já um valor muito significativo para a maioria dos portugueses, acentuado pelo facto do Benfica ser como todos sabemos o “clube do povo”.
Na grande maioria dos casos estamos a falar de um valor superior a 300€ por ano, para 15 jogos em casa. Relembro que quando a Liga foi reduzida para 16 clubes, o valor do RedPass não desceu, antes pelo contrário. Já para não falar da promessa eleitoral nunca cumprida do actual presidente do Benfica de baixar as quotas de sócio e os preços dos bilhetes para os jogos, para fazer face a este cenário de crise.

Quanto à SportTV, independentemente do que penso da sua imparcialidade e orientação clubística ao nível da gestão, a verdade é que na maioria dos casos será o canal que vai transmitir os jogos do Benfica na qualidade de visitante, o que cria uma necessidade directa que a BenficaTV não garante neste momento.
Estou convencido que a SportTV terá que baixar a mensalidade, tendo em conta o número de cancelamentos já realizados/previstos. Até lá, fico na dúvida, e estou a equacionar aderir à BenficaTV até início da época apenas para ver os jogos de pré-época.

Nem que seja para ver o Benfica jogar e esquecer mais rapidamente os últimos 4 jogos que assisti do meu clube.