O Fantasista
25
Jun

2014

WC 2014 - Calculadora Pt. 2

Por O Fantasista

 

De volta para a parte final de uma das maiores forças do nosso futebol, a matemática. Análisamos de seguida os grupos de E a H, passando pelo nosso e pelas nossas magníficas possibilidades de apuramento. Como diz o chavão tradicional do futebol: "Enquanto for matematicamente possível...".

 

Grupo E

Incrivelmente este é o único grupo ainda sem definição.  Basicamente, tudo é possível.

A França só não se qualifica se perder com o Ecuador por 4 golos ou mais, e se a Suiça vencer as Honduras por 5 ou mais. Ou seja, a pomba está feita. Para garantir o 1º lugar só necessita de não perder. E como vimos até pode perder por alguns...

O Ecuador passa se fizer o mesmo resultado da Suiça. A excepção surge se os suíços vencerem por uma margem superior a 2 golos em relação ao resultado de uma possível vitória do Ecuador. O Ecuador só passa em 1º se vencer a França por 4 golos de diferença.

A Suiça passa se pontuar mais que o Ecuador, ou se se verificar a situação descrita no paragrafo anterior. A Suiça (GA 4-6) passa em 1º se vencer o seu e se a França (8-2) perder o dele, e se recuperar a diferença abismal no goal average (8 golos).

As Honduras (1-5) só passam se vencerem a Suiça e se a França vencer o Ecuador (3-3). Mas é também necessário recuperar, mais uma vez, o défice no goal average.

 

Grupo F

A Argentina já está qualificada. Nigéria e Irão disputam a segunda vaga, com muita emoção esperada na luta pelo goal average. Os ex-jugoslavos estão fora de prova mas ainda tem direito a prémio: defrontar a muralha portuguesa do Irão.

A Argentina garante a liderança do grupo se não perder com a Nigéria.

A Nigéria só pode aspirar ao topo da classificação se vencer a equipa do Enzo, no entanto para se qualificar basta um empate. Só é eliminada em caso de derrota, mas mesmo assim existem muitas derrotas que eventualmente servirão (caso marque golos).

Pois é o Irão só poderá passar se vencer a Bósnia e se o Enzo ganhar ao campeão africano de 2013. Existem vários cenários. Um, o mais caricato, seria a vitória do Irão por 1-0 e derrota da Nigéria por igual resultado. Acabariam ambos com 4 pts e um goal average de 0, com precisamente 1 golo marcado e 1 sofrido, o que daria lugar a um espectacular sorteio. Sim uma moeda ao ar! Um flip!! F***-se FIFA, um flip!? Talvez a culpa afinal não seja do Sr.McDonald...

Se o Irão vencer por 2-1, e a Nigéria perder 0-1, dá Queiroz.

Se o Irão vencer por 1-0, e a Nigéria perder 1-2, dá Keshi.

Isto vai ser giro...

 

Grupo G

Aqui, incrivelmente, e graças ao Drogba da Caparica, ninguém está absolutamente qualificado ou eliminado. Mas sejamos sinceros, alguém acredita que o Jürgen não vai passar a noite de quarta-feira em modo sleepover no quarto do Joachim? Talvez na tentativa de arranjar um script porreiro para um 2-2 bem emotivo, ao estilo do Suécia-Dinamarca no Euro 2004. Atenção, eu até acho legitimo. Se o resultado qualifica as duas seleções, porquê ignorar? Mas podemos sempre fazer as outras contas!

A Alemanha é 1ª se não perder. Pode passar, em 2º, perdendo pela margem mínima. Desde que o Gana não venca por 4(!) ou Portugal por 7(!). Basicamente só um milagre para afastar os germanos.

Os US of A vencem o grupo com uma vitória sobre a ex-equipa do Jürgen. O empate já vimos que dá o 2º lugar, mas uma derrota também pode servir. Nesta eventualidade, muito pouco provável, a vitória de Portugal por uma diferença inferior a 4 golos é bem vinda. Mas uma vitória do Gana pode estragar a festa.

O Gana pode reservar lugar nos oitavos de final de duas formas. Uma, como já vimos acima, passa por golear (4 ou mais à partida) e esperar pela derrota dos alemães (quantos mais melhor). A outra, requer uma derrota dos americanos por uma margem igual à possivel vitória dos ganeses. Excluindo o 1-0 em ambos os jogos. Aí entra o confronto directo em acção, USA com vantagem (2-1, o tal que foi combinado).

Portugal? O Capitão, sim o Cristiano, já traçou o futuro: “Esta selecção está limitadíssima”. Ao menos não foi um “Perguntem ao Bento!”

 

Grupo H

A Bélgica já está com o passe na mão, as restantes lutam que nem cães pelo último osso. Argélia, Russia e Republica da Coreia ainda estão vivas!

Os belgas garantem o 1ºlugar se não saírem derrotados do confronto com a Coreia e também podem perder se a Argélia não ganhar o seu jogo.

O clã português de argelinos só necessita de um empate frente à Russia para conquistar a tão almejada qualificação (sim Double, não me esqueci).

A Rússia só passa se vencer a Argélia.

A Coreia só pode aspirar à qualificação se vencer a Bélgica (no mínimo por 2 golos de diferença) e se a Argélia não vencer o seu jogo. Se o Argélia-Russia der empate, a Coreia necessita no mínimo de uma vitória por margem de 3 golos. Se a Russia vencer por 1 golo, a Coreia precisa de vencer pelos tais 2 golos de diferença.