O Fantasista
13
Ago

2013

Tutorial 06 - Aula Prática

Por O Fantasista

 

A cinco dias do início da coisa decidimos, finalmente, passar da teoria à prática.
As transferências sucedem-se a um ritmo vertiginoso, e as paixões por determinados atletas parecem durar uma só noite – bem ao estilo daquele típico amor veranil.

Equilibrio e Rotação são as palavras chaves para uma estratégia sustentavel a longo prazo, pelo menos até ao wild card (WC) de Janeiro. Considero que para tal ser possível deveremos alocar os recursos mais baratos, os tais sujeitos a rotação, em primeiro lugar.

Abaixo apresento várias tabelas, as primeiras com as rotações two way e three way – detalhadas no link anterior - mais favoráveis nas seis jornadas iniciais, e a última com os intervenientes low-cost (£6.0m ou abaixo) dessas mesmas equipas, de onde vamos escolher a base da nossa.

 

Two Way Rotation (GR, DEF e AV)

A mais barata, mas também a mais arriscada, é a rotação entre os recém-promovidos Crystal Palace (CPL) e Hull City (HUL). Na baliza Speroni (£4.5m) e McGregor (£4.5m), na defesa Moxey (£4.0m) ou Ward (£4.0m) e Chester (£4.0m), e no miolo Thomas (£4.5m) e Koren (£5.0m). Seis confrontos caseiros em que só defrontam um clube do Top-8 do ano anterior.

Como podemos observar na tabela acima, Southampton (SOU) e West Ham United (WHU) oferecem uma excelente alternativa para as primeiras seis jornadas. Uma parelha defensiva entre Clyne (£4.5m) e Collins (£4.5m), ou mesmo composta pelos médios Ramírez (£6.0m) e Jarvis (£5.5m) pode ser a alternativa mais segura para quem quer garantir fundos nas posições de decisão – o ataque.

Temos ainda mais quatro opções sólidas, outras duplas que contemplam Cardiff (CAR), Newcastle (NEW), Sunderland (SUN) e West Bromwich Albion (WBA). E até podemos incluir uma rotação entre o quinto médio e o terceiro avançado – indicado para fãs do 3-5-2.

 

Three Way Pick One Rotation (DEF)

Destaco o encadeamento proporcionado pelo trio SOU, WHU e WBA. Permite defrontar Stoke City (STO) e WHU, duas equipas que sentiram imensas dificuldades para marcar fora de casa na época passada, ainda o SUN (duas vezes) sem o seu melhor marcador (Fletcher), e dois dos promovidos, CAR e CPL. Substituindo o WBA pelo NEW ficaríamos ainda com o calendário mais suave, pois na quinta jornada defrontaríamos mais um clube promovido - o HUL em vez do SUN.

Portanto Clyne, Collins e Lugano (£5.0m) na primeira hipótese, Taylor (£4.5m) ou Mbiwa (£4.5m) na segunda, ficaria entre £13.5m e £14.0m. Tasty! Mais barato só com o trio SOU, SUN com Brown (£4.5m) e CPL, ou com SOU, CAR escolhendo Brayford (£4.0m) e NEW.

 

Three Way Pick Two Rotation (DEF)

Aqui existem só dois alinhamentos viáveis, sendo que o mais aliciante coloca de mãos dadas o SOU, NEW e WBA. Nove dos doze jogos são disputados em casa, e vamos abusar claramente de WHU, SUN e FUL (seis jogos no total). Para quem quer aplicar a estratégia de two way + three way pick two nos cinco elementos da defesa, sugerimos acrescentar a dupla composta por CPL e HUL. Este quinteto poderá ser adquirido por uns míseros £22.0m, muito abaixo dos £23.5m - considerado o valor mínimo a gastar nos cinco defesas.

 

Nesta altura devemos ter sete jogadores escolhidos, dois Goalkeepers, três Defenders e dois Midfielders – todos sujeitos a rotação. Em baixo encontra-se o detalhe dos low-cost da minha preferência nas equipas que mencionei acima.

 

Falta-nos então escolher os tais quatro ou cinco intervenientes mais caros - os season keepers - mas também o defesa que jogará sempre, que até podem ser dois, os dois médios e o avançado. Abaixo segue um exemplo do que pode ser um draft para atacar a Fantasy da EPL já no próximo sábado (agora na Benfica TV HD).

É um 15 claramente influenciado pela jornada dupla do Chelsea, com os seus três jogadores. Escolhi SOU e SUN para rodarem na baliza, um trio de SOU, NEW e WHU para uma posição na defesa e HUL e CPL a trocarem no meio do parque. Para season keepers elegi Cole, Hazard, Walcott e Van Persie, deixando como alvos de transferências futuras Touré, Mirallas, Lukaku e Lambert.


Estás com moral? Então junta-te a nós através deste link. O nome da liga é "11para11", naturalmente, e o código é 3131-1620.