O Fantasista
27
Dez

2013

Gameweeks 19 & 20

Por O Fantasista

 

É o delírio!

Este campeonato é mesmo "top de luxo mundial". A SportTV bem tentou – ao eleger a Bundesliga como principal rival da Premier – mas existe um problema: a EPL não pára! Ontem tivemos direito a três jogos, amanhã mais três, domingo mais dois, e quarta mais três. Até cansa...

E como o tempo não abunda, opto por uma versão mais light para esta sexta-feira, a ressaca do Boxing Day. Juntamos mais alguns nomes aos já apresentados na semana passada, aproveitando lesões, castigos e a farta rotação que se prevê para as equipas que jogam já amanhã.

 

Goalkeepers

A oportunidade chega em várias frentes: Sørensen (£4.4m), Stockdale (£4.4m) e Harper (£4.0m) devem beneficiar das lesões dos habituais titulares, podendo garantir o lugar no onze nas próximas semanas.

Por outro lado, Robles (£4.2m) deve dar jeito a muitos após a expulsão e consequente suspensão por um jogo do americano do Everton.

No Sunderland, Mannone (£4.3m) está em alta, conquistando 3cs nos últimos 3jg.

 

Defenders

O Manchester City é uma das equipas que joga dois partidos em menos de 48h, e Nastasić (£5.1m) tem, certamente, lugar cativo. Demichelis está lesionado, Zabaleta será poupado (palavras de Pellegrini) e um dos centrais titulares no clássico de ontem será também ele resguardado para a viagem ao País de Gales no dia inaugural do ano 2014. O punt da semana transacta, Boyata, poderá finalmente ser chamado, isto se o mister chileno decidir poupar Kolarov, entregando a esquerda a Clichy.

O central Chico (£5.0m) também foi poupado ontem sendo certo o seu regresso para a deslocação ao Villa Park, terreno onde o Aston Villa só marcou 2 golos nos últimos 6jg. 

No Arsenal, Koscielny (£5.3m) está recuperado colocando em causa o lugar de Vermaelen. O francês tem 5cs e 5bps nos últimos 7jg em que completou os 90 minutos.

Destinados a muitos minutos neste par de desafios, surge a dupla defensiva do West Ham, Demel (£4.8m) e Raţ (£4.4m). Lesões nos centrais Reid e Collins significam a (re)adaptação de McCartney ou O´Brien ao lado de Tomkins, deixando as alas aos laterais que aqueceram o banco frente ao Arsenal. 

 

Midfielders

A lesão de Ramsey promete agitar o mercado de uma forma nunca antes vista. Relembro que estamos a falar do jogador com maior taxa de utilização na Fantasy da EPL. Substitutos são coisa que não falta, dependendo unicamente do valor ao qual ele foi adquirido e quanto tens disponível no banco.

O seu companheiro Walcott (£9.3m) é o mais caro, mas também o que se encontra em melhor momento de forma – 4g nos últimos 3jg. Num sector mais aproximado do seu preço actual temos Lampard (£7.6m) que conta com 3g, 1a e 5bps nos últimos 3 jg em que foi titular, situação que se irá repetir domingo pois Ramires está castigado.

No mesmo range há ainda Eriksen (£7.1m), que volta ao mapa fantasista às custas do novo treinador do Tottenham, Tim Sherwood. Este adopta uma filosofia completamente antagónica à de AVB, um all out attack em 4-4-2 clássico com 3 ou 4 médios de origem ofensiva. Titularissimo no meio do parque, dono de todas as set-pieces, marcou 1g e esteve perto de inúmeras assistências.

No dossier low-cost apresento outra surpresa, proveniente do team de Gustavo Poeyt, o sul-koreano Ki (£4.8m). Entregaram-lhe o lugar “in the hole” nos últimos 3jg, e também a cobrança dos penalties, resultando no golo que cimentou a 1ª derrota do Everton em casa.

O Liverpool sem Sturridge e Gerrard, afinal, e contra o que inicialmente previ, parece “muita” forte e “muita mais” rápido. O jovem Sterling (£5.0m) poderá não ser o principal responsável, mas é dos que mais tem lucrado, 3g, 3a e 2bps desde que assumiu a titularidade há 6 jogos.

 

Forwards

A zona que se encontra mais estabilizada e que necessitará, eventualmente, de poucas alterações. No entanto aqui ficam duas picks que podem mudar drasticamente este panorama num futuro não muito distante:

Totalista e principal dinamizador do novo ataque do Tottenham, Adebayor (£7.7m) conta com 2g e 3bps em 2jg com Sherwood.

Rodriguez (£6.0m) leva uns incríveis 7g, 2a e 12bps nos últimos 10jg, todos como titular.

Para wild-punts deste weekend temos uma dupla de goleadores com passado em terras alemãs. Ambos deverão ser beneficiários da rotação imposta neste período e poderão retornar pontuações memoráveis: 

Podolski (£8.1m) que transcreve 3g, 1a e 5bps em somente 108 min para uma média inacreditável de 19.9pts/90min! 

Tem somente 4jg em que somou mais de 60min, e nesses contabiliza 20 pt (2g e 1 a). No total, Dzeko (£6.7m) leva já 3g, 2a e 3bps em 542min, para uns respeitáveis 6pts/90min.