O Fantasista
25
Abr

2014

Gameweek 36

Por O Fantasista

 

Depois de acertar em cheio na semana passada, estamos à porta do Top-500. E não me vou adiantar mais sobre isso para não enguiçar nada.

 

Goalkeeper

A stat da semana passada mantém-se: com Pep Mel aos comandos apenas 2 clean sheets em 19 jogos. No entanto, recentemente e resultante de 2 penalties saved, 1cs e 3.5 saves/jg, Foster (£4.7m – 1.8%) acumulou 32pts nos últimos 6. Uma vitória sobre o West Ham, que carrega 3 derrotas consecutivas, poderá garantir desde já a continuidade na EPL para a equipa das Midlands.

 

Defenders

Titular desde a GW25, Heitinga (£4.6m – 0.4%) conta com uma média bem respeitável de 4.4pts/jg em 5 jogos caseiros. Sendo que nos últimos 4 na Cottage apresenta retornos em 3 (1g e 2cs). 

Stones (£4.2m – 1.7%) foi totalista nos últimos 9 jogos, em substituição do capitão  “Jaglielka” como diz o Valdemar Duarte, garantiu 5cs e 5bps. Agora também sem o veterano Distin este miúdo terá a oportunidade de liderar a linha defensiva do Everton na deslocação vespertina a Southampton, que sem Jay Rod nunca mais conseguiu marcar qualquer golo.

Não percebo bem qual a pancada de Wenger em relação a este lateral espanhol de alta qualidade. E a estatística parece dar-me razão: 10jgs a titular, 6cs, 1a e 2pbs. O habitual titular está out, e com uma média de 4.1 pts/jg e frente a um Newcastle conformado neste final de época, Monreal (£4.7m – 0.3%) tem tudo para ajudar o Arsenal a garantir o 18º Top-4 consecutivo.

 

Midfielders

O último mês confirmou a extrema importância de Arnautović (£5.1m – 0.4%) na construção de lances ofensivos no team de Mark Hughes. Em 6 jogos, 2g, 3a e 5bps com pontuações de 8, 3 e 8 nos desafios jogados no Brittania. Segue-se o Tottenham, e Tim Sherwood não arranca uma clean sheet há 8 jogos...

Ok, Coutinho (£8.5m – 4.8%) não é assim tão barato mas continua a ser um valioso diferencial. Tal como o atleta anterior, 2g e 3a em 6jgs. O Chelsea não será pêra doce, aliás como verificado esta semana em Madrid, mas sem Henderson e Sturridge, poderá voltar a jogar na frente (vide Norwich) realizando dupla com um certo uruguaio.

O artista francês Amalfitano (£4.2m – 2.0%) recuperou a titularidade na fase mais importante da época do WBA, e os últimos 4 jogos demonstram a assertividade de Pep Mel. Marcou 2g em 4, e apresenta retornos nos 2 jogos realizados no Hawthorns (1g e 1a), fazendo crer que será protagonista na autêntica final de sábado diante do West Ham do Big Sam.

Whittigham (£4.7m – 4.6%) foi inicialmente um dos meus favoritos, e foi perdendo fulgor e até mesmo o lugar com a saída de Malky Mackay. Mas a qualidade estava lá, e Ole Gunnar reconheceu o erro recrutando-o de volta para o onze titular. E em boa hora, pois o Cardiff não mais perdeu. Agora aproxima-se da recta final com probabilidades de garantir a manutenção, algo impensável há 15 dias. Claro, há que vencer a final marcada para o noon domingueiro. O rival na luta, Sunderland, está sem clean sheets há 7 jornadas.

 

Forwards

Em 10 dias este rapaz conseguiu sacar um autêntico milagre para os lados do Sunderland AFC. Se o empate no Etihad já era capa de jornal, o que dizer da vitória em Stamford Bridge? Foram 3 golos de Wickham (£4.6m – 0.3%) que reacenderam o sonho da manutenção a Gustavo Poyet e a todos os adeptos do clube do norte de Inglaterra. Mesmo assim ainda faltam 6 ou 7 pontos para que tal se confirme, a começar já pela mencionada final no Stadium of Light no próximo domingo. Excelente diferencial também para a DGW37. 

O jovem avançado inglês Kane (£4.4m – 0.6%) é mais um achado de Tim Sherwood. Ofereceu-lhe um lugar no team e em 3 jogos marcou em todos, registando uma média de 7pts/jg. Veremos como será a sua estreia frente aos duros de Stoke-on-Trent. Um teste ao seu pedigree!

É já recorrente a sua aparição nos excelentes finais de época protagonizados pelo Arsenal. Podolski (£7.9m – 3.4%) desta vez não foi tão constante, mas encaixou uma run de 5g, 2a e 9bps nos últimos 5jgs. Este germânico tem potencial explosivo, e os recentes 3 sets de duplo-dígitos confirmam-no na perfeição. Excelente candidato para capitão dos diferenciais desta semana. Ah, o adversário é o Newcastle...