O Fantasista
18
Abr

2014

Gameweek 35

Por O Fantasista

 

Esta semana acabei por recuperar alguns lugares na classificativa geral, aproveitando a double gameweek para voltar ao Top 1K da Fantasy da EPL. 

A nível nacional destaco o líder, Sumol F.C., que ocupa a 12ª posição overall estando a somente a 2pts do Top-10 mas a 58pts do trono. Ainda tudo é possível, se bem que a confirmação das lesões de Yaya e Silva por parte de Pellegrini, não são com certeza grandes noticias para o nosso fã de sumos gaseificados.

 

Goalkeeper

Para as redes, De Gea (£5.7m). Sobre ele podem ler o capítulo do Baines. Só digo isto: 4 cleanies consecutivas away, mais uma do Lindegaard.

 

Defenders

Com apenas 6 golos sofridos, o Chelsea leva 12 clean sheets nos últimos 18 jogos. O sérvio Ivanović (£6.2m) está castigado para o primeiro confronto com o Atlético de Madrid, sendo um dos certos na teamsheet de amanhã. O seu potencial ofensivo também é reconfortante, 3g e 1a em 31 jogos a titular.

32pts (2g, 1a, 2cs, e 4bps) nas últimas 4 deslocações efectuadas pelo Liverpool são o pecúlio de Škrtel (£5.9m). O caminho para o titulo está bem iluminado, e nesta altura de aperto a tendência é normalmente assente no keep tight lá atrás. Mesmo que não seja o caso, Rodgers pode sempre contar o defesa goleador da EPL. São 7 os golos, 6 deles neste ano civil.

Com clean sheets, golos ou assists nos últimos 6 jogos, o vice-capitão do segundo clube de Liverpool, Baines (£7.5m), (re)abre as portas do seu quintal a David Moyes. Curiosamente o último Rei de Goodison Park possui mesmo o melhor registo away da EPL, 33pts em 17jgs, e sem sofrer golos há quase 500min. Remarkable! No entanto Martínez está bem dentro da luta pelo último spot no Top-4 e consequente acesso à milionária UCL, esperando-se um jogo de ataque desde o 1º minuto. Baines é fulcral no processo ofensivo, bola corrida e set-pieces. Form over fixture? Sempre...

 

Midfielders 

O Capitão do Liverpool - sim, com C grande - pode não ter ganho qualquer titulo da Premier, mas a julgar pelas imagens arrepiantes no final da vitória frente ao Manchester City, parece conhecer bem os meandros a percorrer para a sua conquista. Sempre que titular a par de Suárez, em 24 jogos Gerrard (£9.7m) contabiliza 13g, 11a e 25bps. E em 19 destes conseguiu sempre marcar ou assistir. Um exemplo de consistência. E 10 dos seus golos foram marcados fora de casa.

Puncheon (£5.3m) atravessa um daqueles momentos em que mais vale ficar calado e apreciar. Nos últimos 3 jogos marcou 4g e assistiu 1, arrecandando no processo 9 bps, fazendo o pleno. O Crystal Pullis do Tony Palace desloca-se ao castelo do West Sam do Big Ham que ultimamente não tem conseguido impedir os adversários de marcarem, já 4 in a row. Condições perfeitas para mais um festival dos melhores Ultras de Londres.

Outro atleta em claro crescendo de forma, mesmo jogando fora do seu habitat natural, é Eriksen (£6.9m). Agora descaído para a canhota do ataque de Tim Sherwood, mas com licença para flutuar por todo o meio-campo ofensivo, este maestro dinamarquês leva 4g, 3a e 8bps nos úlimos 4 encontros. Segue-se um Fulham que, apesar das recentes vitórias da dupla Magath/Rodallega, oferece condições mais do suficientes para assistirmos à confirmação da melhoria verificada no Tottenham.

A revelação fantasista da época reaparece nas picks semanais após prolongada lesão. Pode existir quem já se tenha esquecido de Ramsey (£7.0m), mas o galês conquistou 113pts em 1492min. Uma média fantástica de 6.8 pts/90min, principalmente se tivermos em conta que estamos a falar de um médio de origem mais defensiva. Fora de casa, em 9 jogos como titular, conquistou por 3 vezes o bónus máximo, marcando 5 dos seus 8 golos.

 

Forwards

As noticias das lesões dos influentes Yaya e Silva levam-nos a crer que o Sergio terá que resolver a coisa sozinho. O homem do título 12/13 já o fez por diversas vezes e, se a sua hamstring o deixar, não será este West Brom de Pepe Mel que o vai impedir. Em 18 jogos com o treinador espanhol, umas paupérrimas 2 cs. Por seu lado, Agüero (£12.3m) regista retornos (10g e 7a) em 9 dos 11 jogos caseiros efectuados.

Odemwingie (£5.5m) é o punt desta semana. 1.3% de taxa de utilização. Nos últimos 5 jogos, 4g e 7bps. Titular em 11 dos últimos 12 da turma de Mark Hughes, o ex-Cardiff aproveitou as lesões e castigos de Walters e Adam para garantir um lugar como ponta direita do Stoke. Pois é, sábado vai regressar ao País de Gales e ao terreno do Cardiff City. É africano. Portanto é só juntar dois mais dois...

11 golos em 5 jogos frente ao Norwich. 2 hat-tricks nas últimas 2 deslocações a Carrow Road. A 3 golos do record de Cristiano Ronaldo e Alan Shearer. Quem? Simples... Suárez (£13.3m). Capitão!