O Fantasista
17
Jan

2014

Gameweek 22

Por O Fantasista

 

A primeira jornada do ano ajudou a recuperar um pensamento recorrente na Premier: o famoso “Nick one and keep a cleanie”. Neste caso foi mais nick two - estragando a frase celebrizada por Michael Carrick em vésperas de uma visita ao Dragão –  e no Top-7 só Arsenal e Liverpool falharam a medida.

Aproveitando o embalo dos candidatos aos lugares cimeiros, operamos uma mini-revolução e voltamos ao sistema tático com uma linha defensiva de quatro elementos. Poupamos atrás para carregar na frente!

 

Goalkeeper

O regresso de Boruc (£4.7m) à titularidade valeu uma preciosa clean sheet (apenas a segunda em 12 jogos). Segue-se uma visita ao team de Gus Poyet, equipa que recentemente tem revelado dificuldades para facturar no Stadium of Light – 1g nos últimos 3jgs.

 

Defenders

Ward (£4.2m) e Olsson (£4.2m) são os escolhidos na categoria low-cost. Ambos jogam em casa, defrontando equipas que não venceram nas suas últimas 4 deslocações. Neste mesmo período, Stoke e Hull marcaram somente 1 e 2 golos respectivamente.

No escalão acima, mas ainda fora da categoria premium, aparece um par de diferentials com matchups muito favoráveis: Kolarov (£5.4m) e Gibbs (£5.4m). O lateral sérvio, titular em 6 dos últimos 8 - 1g, 4a, 1cs e 8bps -, fez o suficiente para convencer Pellegrini e o Fantasista, ultrapassando assim o colega francês na corrida pelo flanco canhoto do Manchester City. Em Londres, o melhor amigo do Theo recuperou de lesão, e aproveitando também a lesão de Monreal, prepara-se para voltar ao onze de Wenger. Com 2.5% de utilização é o caminho mais barato para uma das defensivas mais temidas da EPL – 8cs nos últimos 13jgs.

 

Midfielders

O miolo de Pellegrini tem sofrido algumas baixas, mas Silva (£9.3m) está no sentido inverso, recuperou de lesão e foi titular em 5 dos últimos 6, com 1g, 3a e 7bps. Agora apanha um Cardiff City em grandes dificuldades, a oportunidade perfeita para vingar a surpreendente derrota da 2ªjornada.

Özil (£10.1m) é um daqueles casos em que os spilts home/away retratam bem a importância de jogar no conforto do lar. No Emirates contabiliza 62pts - 4g, 4a e 12bps - em 7jgs, enquanto soma uns míseros 35pts - 4a e 3bps - em 9jgs fora. Uma média de 8.8pts/jg caseiro a contrastar com os 3.9pts/jg forasteiros. O alemão não poderia desejar melhor adversário, o Fulham, uma equipa que sofreu 20 golos nas últimas 6 deslocações...

O trio de amigos completa-se com o líder da categoria, Hazard (£10.5m). O sucesso do Chelsea passa pelos pés do belga, e nos últimos 4 jogos retornou sempre golos ou assistencias. Conta com 6 sets de duplo dígitos nos últimos 14, sendo que 4 deles foram em Stamford Bridge.

 

Forwards

O homem do título volta a estar operacional e eu conto (mais uma vez!) com o seu pedigree. Agüero (£12.0m) precisou de somente 1 minuto em campo para voltar aos golos após 1 mês de ausência - frente ao Blackburn no jogo de desempate da FA Cup. Particularmente eficaz no Etihad, 4 sets de duplo dígitos em 8 jogos realçam o seu potencial como Capitão. Talvez a única alternativa ao homem que se segue.

Luis Suárez (£13.4m) com 14g, 5a e 16bps em 7jgs em Anfield! Será preciso dizer algo mais?!

Fechamos as escolhas com o mal amado Giroud (£8.6m), jogador que aparenta ter (re)conquistado alguma regularidade nos retornos pontuais. Marcou ou assistiu nos últimos 3jgs, e como já foi dito anteriormente irá defrontar uma das piores defensivas do momento. Na 2ª jornada, 1g e 2bps contra este mesmo adversário.

 

Bench

Um central experimentado na EPL, Johnson (£4.5m) provou-o com uma cleanie logo na estreia (a primeira do West Ham em 5jgs). Recebe o Newcastle que não marca há 3 jogos.

Eriksen (£7.3m) é o criativo de Tim Sherwood e leva 36pts em 5jgs com o novo manager. On fire é a melhor descrição da sua forma, com 3g nos últimos 4jgs!

Titular em 7 dos 8 com Tony Pullis - 3g e 6 bps -, Chamakh (£4.8m) está em branco há 4 jornadas, mas não há nada como receber uma equipa (à qual já marcou) que sofre uma média de 3g/jg nos últimos 6 jogos fora de casa.