O Fantasista
23
Ago

2013

Gameweek 2

Por O Fantasista

 

A Gameweek 1 encerrou com mais uma vitória do Zé e com mais um golo do tanque belga Benteke. O possante avançado do Aston Villa esteve simplesmente arrasador nesta jornada dupla! Três golos e seis pontos de bónus resultaram em 18 pontos que ajudaram a registar um acumulado de 93 nas escolhas da semana passada. E tudo isto com apenas dez jogadores, pois Rat não jogou frente ao Cardiff City.

A segunda jornada oferece-nos um fantástico confronto entre Manchester United e Chelsea, no entanto vou excluir das minhas escolhas qualquer jogador destes plantéis. A razão é muito simples, o Zé vai adorar sacar um daqueles nil nil, fazendo com que Van Persie seja, no mínimo, uma escolha arriscada (ainda me vou arrepender de ter escrito isto...). E nos londrinos só Lampard, com 1g, 1a e 2pb em 180min, demonstrou consistência nos dois jogos já realizados. As opções são escassas e o resultado imprevisível, portanto afasto-me deste duelo.

 

Goalkeepers

Passando ao que verdadeiramente interessa temos a primeira escolha para o próximo fim de semana, Hart (£6.5m). O keeper do Manchester City alcançou mais uma clean sheet frente ao pobre Newcastle, defrontando agora o recém-promovido Cardiff, equipa que demonstrou muitas dificuldades em chegar à baliza contrária na jornada inaugural frente ao West Ham United.

 

Defenders

No tridente defensivo optei, como sempre, por escolher defesas que possam retornar pontos ofensivos, sob a forma de golos e assistências.
O lateral esquerdo (não é Valdemar Duarte?) do Southampton, Shaw (£4.6m) merece um destaque especial. Como já perceberam surge inflacionado no preço, resultado das constantes compras registadas no decorrer da semana (2º defender nas tranfers in desta ronda com 120.000). A sua equipa recebe o azarado Sunderland (em 21 remates, só 3 no alvo), oportunidade perfeita para observar as correrias deste fantástico miúdo de dezoito anos – 1cs, 1a e 3pb na 1ª jornada.
Huth (£5.5m) recebe o promovido Crystal Palace que muito sofreu para atirar on target na recepção ao Tottenham (Lloris realizou 3 defesas). O germânico até se pode queixar de algum azar na derrota inaugural em Anfield, onde atirou uma bola ao ferro na sequência de um canto logo nos momentos iniciais da partida. Veremos se os homens de Holloway conseguem lidar com a pressão exercida pelos adeptos do Stoke City no Brittania.
Quem fecha a porta do sector defensivo é um dos meus favoritos, o defesa canhoto Baines (£7.5m). Um verdadeiro duro dos azuis de Liverpool que realizou todos os minutos disponíveis da época transacta totalizando 177 pontos – melhor defesa de 12/13. As bolas paradas estão ao seu dispor e o Everton estreia-se em casa com o parceiro de dança West Brom Albion, que não poderá contar com um dos seus avançados. O francês Anelka anunciou o impensável nesta fase da época, abandonando definitivamente os relvados.

 

Midfielders

O meio do parque necessita de um facelift e com tal optei por um misto de escolhas mais arriscadas e a segurança de uma dupla já conhecida nestas andanças.
Mirallas (£7.5m) e Silva (£9.0m) repetem a nomeação na ressaca de retornos bem distintos, 2pts e 9pts respectivamente, mas com exibições igualmente promissoras. As equipas de Martínez normalmente marcam em casa e espero retornos positivos dos Toffees na recepção ao WBA . O diminuto espanhol parece ser a peça central da engrenagem montada por Pellegrini, e a exibição dos Citizens na segunda-feira deixou-nos esperançados quanto ao caudal ofensivo a apresentar durante o resto da época, numa equipa que pareceu a antítese das de Mancini.
Seguem-se Coutinho (£9.0m) e o "novo" médio centro do Southampton, Lallana (£6.0m). O brasileiro, #10 do Liverpool, desloca-se a um terreno promissor, o de Villa Park. A equipa de Paul Lambert sofreu golos em 23 dos últimos 24 jogos da Premier, e Coutinho apresenta-se em excelente momento de forma. O inglês jogou na posição mais adiantada do miolo de Pochettino, sendo de esperar que possa repetir a forte exibição da jornada inicial onde marcou um golo que foi erradamente invalidado.

 

Forwards

O ataque também comtempla duas alterações, que irão acompanhar o intocável Benteke (£9.1m).
O avançado espanhol Soldado (£9.5m) é uma delas. O novo recruta do Tottenham (excelente candidato a Capitão), e posta mágica da semana passada, facturou na estreia e meteu mais dois na Liga Europa. O Swansea é o clube visitante, e após quatro golos sofridos na estreia, versus Man United, Soldado só pode esperar continuar a fazer o que sabe – golos! 
Džeko (£7.5m) e o City viajam até Gales para apadrinhar a estreia caseira do campeão do Championship, o Cardiff. Este e Agüero deverão manter a titularidade, mas o argentino é £3.5m mais caro, o que para muitos será impossível comportar nesta altura. Sendo assim, e com algum grau de incerteza, pois Negredo está à espreita, Džeko terá nova oportunidade mas não pode voltar a desperdiçar tantas oportunidades na cara do golo...

 

Bench

Para precaver algum jogador do onze que não possa angariar minutos no fim de semana decidi escolher mais três atletas por posição. Debuchy (£5.0m) defronta o pior ataque forasteiro de 12/13. Adam (£6.0m) espera dar continuidade aos 27 minutos que Mark Hughes lhe ofereceu em Anfield, curiosamente a melhor fase do Stoke nesse jogo (a assist do pen seria sua). E Lambert (£7.5m) que marcou o único golo da vitória do Southampton no terreno do WBA, e que verdade seja dita, tem algum azar em não figurar no onze desta jornada.

 

Posta Mágica

Martin Jol fez tudo para trazer Bent (£6.5m) para o Fulham e nada como um derby londrino às 12.45 de um sábado para apadrinhar a estreia, que ao mesmo tempo é um regresso de um dos grandes goleadores da English Premier League. Nas últimas sete épocas totalizou 84g, 18a e 74pb, perfazendo 844pts em 14238min para uma média de 5.3pts/90min, o que equivale mais ou menos a um golo por jogo. Um autêntico poacher. A terminar a stat do dia: em 11 jogos frente ao Arsenal, Darren Bent molhou a sopa 7 vezes!

 

 

(Ainda se podem juntar à liga do 11para11 através deste link. O nome da liga é "11para11", naturalmente, e o código é 3131-1620.)