O Fantasista
22
Nov

2013

Gameweek 12

Por O Fantasista

 

And we're back.

Revigorados e aptos para mergulhar profundamente na fase mais caótica da Fantasy da Premier League. A loucura que se vai seguir até Janeiro, começa num fim-de-semana que pode vir a ser muio proveitoso para dois clubes do Top-8: Chelsea e Manchester United. Os restantes seis dessa lista jogam entre si, enquanto o Zé vai a Upton Park e Moyes segue para Cardiff, numa oportunidade perfeita para ganharem pontos a, pelo menos, três adversários directos.

Emoção não faltará com toda a certeza, no entanto os potenciais retornos pontuais no universo fantasista serão provavelmente escassos. A tentação é grande, e voltar a figurar quatro defesas seria uma excelente opção. Mas aqui joga-se ao ataque!

E como tal, o 3-4-3 volta a imperar. A recente veia goleadora dos main strikers (Agüero, Suárez e Van Persie) provocou um shift total na distribuição dos fundos. Uma frente de ataque a rondar os £40.0m faz com que seja indispensável recrutar goalkeepers, defenders e midfielders mais em conta. Sendo assim, as escolhas irão reflectir essa mesma preocupação. 

 

Goalkeeper

Esta é talvez a escolha mais fácil da semana, a parede holandesa do Newcastle, Krul (£5.0m). Após 2 clean sheets (que "significa não sofrer golos", como diz sem parar o nosso companheiro Valdemar Duarte) consecutivas frentes aos poderosos Chelsea e Tottenham, defronta agora um Norwich que tem tido imensas dificuldades em marcar quando sai de Carrow Road (2g em 5jg fora). Ocupa também o terceiro lugar na categoria das saves, com 39 efectuadas em 11 embates (3.5s/jg).

 

Defenders

Abrimos esta secção com uma pick representativa de uma das melhores unidades defensivas caseiras da EPL, Davies (£4.6m) do Hull City. O central dos Tigers está imparável quando joga no KC Stadium, 4cs em 5, sendo o Cardiff a única equipa que conseguiu marcar ao Hull, mas nesse jogo Davies também marcou! Juntamos mais 4pb, e chegamos a uns fantásticos 34pts – 6.8pts/jg. A recepção ao último classificado, Crystal Palace, não parece oferecer grandes dificuldades pois esta equipa não marca há 3 jogos (desde a saída de Ian Holloway) e só marcou 2 golos nos 5 jogos fora.

Pieters (£5.0m) é o defesa titular do Stoke City mais pontuado até à data, e com 2a e 1cs nos últimos 4, começa a piscar no radar do vosso Fantasista. Defronta um Sunderland que não marca há 3 jogos fora de casa, 2 deles já com Gustavo Poyet aos comandos, e que tal como o Palace, só marcou 2 em 5 fora do seu terreno. A média caseira de 4.8pts/jg ao final de 5 encontros no Britannia é suficiente para merecer a minha confiança.

Completamos o trio defensivo com o já vosso conhecido Evans (£5.0m). A deslocação ao País de Gales não podia chegar em melhor altura, o United não sofreu golos pela primeira vez em 7 jogos, e o Cardiff só marcou 2 golos nas últimas 4 partidas. As lesões de Vidić, Jones e Ferdinand ajudam a criar a oportunidade ideal para cimentar o seu lugar no 11 de David Moyes. Será o elemento mais barato do sector mais recuado, e os 1.2% de utilização fazem com que seja um belíssimo diferencial ao serviço dos, ainda, campeões!

 

Midfielders

É impossível ignorar o valor que Ramsey (£7.3m) transmite esta época à Fantasy da EPL. O menino galês é o jogador mais popular do jogo com uma taxa de utilização a rondar os 58%(!), ocupando o 2º lugar na pontuação geral com 76pts em 11 jogos. Sábado enfrenta a revelação deste campeonato, o Southampton, que é também detentor do melhor registo defensivo, com apenas 5 golos encaixados, mas a verdade é que Aaron Ramsey conta com 3g, 1 a e 6pb nos últimos 3 encontros no Emirates. A sua forma é irresistível.

Nasri (£8.1m) é o outro que se apresenta particularmente produtivo em frente aos seus fãs, em 5 jogos no Etihad amealhou 2g, 2a e 2pb – média de 5.2pts/jg. O Manchester City é dono de uma média fabulosa de 4g/jg no seu estádio, mas tal como o Arsenal, terá pela frente um adversário duro de roer. O Tottenham só sofreu 1 golo em 5 embates fora de portas! Será o melhor ataque caseiro versus a melhor defesa forasteira. Mas eis que surge uma stat daquelas: Samir Nasri, em 7 épocas na EPL, só marcou mais de 3 golos a um adversário, o Tottenham, pois claro. Em 9 embates contra os Spurs, contabiliza uns estonteantes 6 golos e 5 assistências!!! Em pleno contraste com Ramsey, só é propriedade de 3% das equipas inscritas na Fantasy.

Outro diferencial com somente 4.6% de utilização, Cabaye (£6.3m), outro médio francês que tem estado muito bem nos jogos realizados no antigo St. James Park. De facto, nos últimos 3 desafios caseiros, conseguiu 1g e 2a, somando 19pts - 6.33pt/jg. A provar a sua influência na equipa de Alan Pardew, o Newcastle só ficou em branco em 2 jogos, precisamente os dois em que Cabaye não subiu ao relvado. O Newcastle marcou sempre nos últimos 9 e o Norwich sofreu em 4 dos 5 realizados fora, sofrendo 14 no total. Atenção, nem tudo são rosas, pois Cabaye está a 1 amarelo da suspensão automática de 1 jogo.

Hazard (£9.3m) representa a facção luxuosa dos centro-campistas – 4g, 2a, 8pb nos últimos 5 jogos. São 8.6pts/jg e não será um West Ham United sem dois dos seus habituais titulares na defesa (Reid e Raţ) que criará dificuldades ao belga. A opção poderia facilmente cair em Oscar (4g em 11jg), mas este tem aquecido o banco sempre que voltamos de um international break.

 

Forwards

Como já foi referido no inicio deste texto, a forma dos heavy-hitters é inegável. E independentemente dos adversários, Van Persie (£13.9m), Agüero (£11.9m) e Suárez (£12.0m) têm, neste momento, lugar cativo nas picks semanais.

O avançado holandês tenta este domingo manter a sua run de 4 jogos consecutivos a marcar. A média redonda de 10pts/jg, com 4g, 2a e 10pb, tornou-o um dos principais candidatos a capitão desta GW12.

O argentino é só o jogador mais pontuado da Fantasy EPL, com 84pts em 10 jogos (falhou a deslocação ao Villa Park). Nos 5 desafios no Etihad, 5g, 5a, 9pb, 52pt. Uma média de 10.4pt/jg também o eleva para um estatuto de capitão, mesmo contra o super-defensivo Tottenham.

Falta-nos o uruguaio – 8g, 3a, 11pb, 64pt – que até teve direito a jacto privado para regressar a tempo do early kick-off de sábado, só para o derby de Liverpool. O Everton não sofre golos há 3 jogos, mas a tremenda forma de Suárez torna-o indispensável neste momento. Nos últimos 3 derbies marcou por 2 vezes. Será que alguém consegue parar o fantástico avançado do Liverpool? 12.45h na Benfica TV2 HD. Espero que sem o Valdemar...

 

Bench

O espanhol Azpilicueta (£5.3m) anda há 6 jogos a sofrer, mas defronta um team que só marcou 2 golos nos seus últimos 4... É uma possibilidade a ter em conta no Chelsea, sobretudo com Cole em dúvida e os seus 1,4% de utilização são só a cereja no topo do bolo.

Finalmente recuperado da lesão que o afastou nos últimos tempos, Brady (£5.2m) já tem 2 sets de double digits (11pts) e defronta um Crystal Palace que sofreu pelo menos 2 golos em todas as 5 deslocações.

O Swansea já conta com 15 golos, 11 deles com Bony (£7.4m) em campo. Nos 5 jogos em que o costa-marfinense começou no banco, 1 empate e 4 derrotas. E o Fulham até tem dificuldades no seu reduto, a contar pelos já 9 golos concedidos. E ainda é um mega-diferential, com os seus 3,8% de utilização.

 

Posta Mágica

Esta semana apostamos forte na defesa do Aston Villa. Vlaar (£4.5m), indiscutível no eixo dos Villans, esteve nas 3 clean sheets away consecutivas que os de Birmingham levam pelas 4 milhas da A4040 que têm que fazer esta semana até ao reduto adversário em West Bromwich. O holandês bonificou em todos esses jogos e com 3.6% encaixa mesmo bem nos diferentials que todos procuramos. Segunda-feira cá estaremos para ver, no derby das Midlands, no Monday Night Football deste lado do lago.