O Fantasista
28
Ago

2015

FPL Gameweek 4

Por O Fantasista

 

Ainda em modo "ressaca" do Wild Card, mas contente com a decisão tomada (63pts e múltiplos price risers). Cerca de 330.000 seguiram o rebanho, mostrando que pelo menos 10% do field tinha razão.

Agora segue-se uma tarefa muito mais complicada: controlar os price drops e projectar os risers. O mercado está ruthless, e talvez este ano seja indicada uma estratégia muito mais agressiva com o uso das Free Transfers e quem sabe “mamar” um hit ou outro em busca de value.

É exactamente com isso em mente que vos convido a mergulhar nesta pool de talentos under the radar. Como sempre a OPTA indica o caminho. Resta-me vasculhar!

 

Myhill (£4.5m)

As próximas 8 gameweeks, sto – SOU – avl – EVE – cpl – SUN – nor – LEI, em conjunto com a prolongada ausência do habitual titular (Foster), oferecem um bom atalho para aceder à linha defensiva do West Bromwich Albion.

O mencionado calendário, o facto de ser o mais barato da defesa de Tony Pulis, e os Wild Cards em catadupa (especialmente agora com o international break entre GW4 e GW5), poderão potenciar um double rise num futuro próximo.

Apesar de já terem sofrido 6 golos em casa, frente a City e Chelsea, conseguiram o único ponto na BPL através da única e talvez expectável cleanie conquistada até à data (0-0 @ Watford). Jogo esse em que Myhill (3.5%) arrecadou os 3 BP,  tudo à custa das 5 saves realizadas.

Na categoria das saves, Boaz é 6º com 12, a 3 do líder Pantilimon. Mas deste Top-6 é o que tem menos a SiB (5), querendo isto dizer que o WBA permite muito mais SoBox defensáveis.

Bom para quem sofre do coração...

 

Francis (£4.5m)

Entre defenders com um mínimo de 180 minutos e 1 CC, este lateral direito inglês agrega um conjunto estatístico ofensivo fortíssimo: 6 CC, logo atrás de Kolarov e Naughton, 11 TPA, apenas atrás de Dann e ainda 33 PFT, colocando-se atrás de Monreal, Kolarov, Shaw e do seu colega Daniels.

É certo que o Bournemouth ainda não conquistou qualquer clean sheet, mas a run que se avizinha, LEI – nor – SUN – sto – WAT, deve indiciar melhorias neste capítulo.

A sua última exibição, 1 assist e 2 BP, e, como vimos acima, as stats recentes, apontam para retornos pontuais em ambas as extremidades do campo.

Um bom budget defender (3.0%) para aquela bench rotation já muitas vezes abordada aqui.

 

Shelvey (£5.5m)

Quando muitos só tem olhinhos para o trio ofensivo composto por Montero, Gomis e Ayew, aqui o Fantasista está maravilhado com os números do Jonjo, especialmente a usage (3.4%).

Ora vejamos, 13 CC, liderando à frente de nomes como Ozil, Cazorla, Hazard ou Silva. 3 TB, segundo só atrás de Ramsey. 9 GA, bom para 8º e ainda um 1 SiB e 3 SoT.

Pelo meio deste manancial estatístico, ainda sacou as set-pieces ao seu colega Sigurðsson e, já com uma assist, é este blue-collar midfielder quem puxa todos os cordelinhos do meio-campo do Swansea.

Domingo, no último jogo da jornada, teremos um Liverpool born on a mission frente ao seu rival de sempre, o Manchester United. Bem sei que estes ainda não sofreram qualquer golo na BPL, mas frente aos in form de Gales a coisa poderá piar de outra forma. 

 

Gestede (£6.0m)

Apresentamos o novo “Benteke” do nosso querido Timmy.

Depois de 2 cameos, 32min em cada, Gestede (1.0%) foi totalista na sua primeira titularidade ao serviço do Villa, fazendo o suficiente para acreditarmos que no próximo sábado será Rudy+10 para os Villains.

O gigante do Benin lidera a liga em HGA, com 4, isto apesar de ter jogado menos 100min que Diouf, Deeney ou Gomis. Tem já 2 HGA a partir de set-plays, 6 GA, as 6 dentro da área, marcando o seu golo no único shot on target realizado, "curiosamente" através de um canto.

Com 16 TPA, as suas médias de Mins Per Touch (1.5) e Mins Per Pass Received (3.3) são também elas muito interessantes, sendo, por exemplo, melhores que as de Giroud (2 e 4, respectivamente). Para vos contextualizar, o Olivier lidera a liga em GA (13) e SiB (12), ocupando a 2ª posição em TPA (29) e a 5ª em SoT (5).

O adversário deste fim-de-semana, o Sunderland, lidera a BPL em GA (57), GAiB (35), golos sofridos (8) e HGA concedidos (10). A parelha defensiva constituída por O’Shea e Coates já nem deve dormir descansada.

Eu, pelo contrário...

 

 

(Nota do Editor - Não nos passou ao lado o que o "fantasista" oficial da BPL escreveu esta semana. Ficámos muito contentes que tenha escrito quase o mesmo que o Fantasista vos ofereceu na semana passada, Resta-nos agradecer à BPL o elogio.)