O Fantasista
30
Out

2015

FPL Gameweek 11

Por O Fantasista

 

Mais uma gameweek mediana para o Fantasista, mas o suficiente para me manter à porta do top 500k e continuar a recuperação no Overall Ranking.

A liga do 11para11.pt é brilhantemente liderada pelo André Baptista, um habitué destas lides. Os seus 549 pontos permitem-lhe ocupar um lugar muito perto do top 20k potenciando talvez o seu melhor registo final de todo o sempre, no que à FPL diz respeito. O podium completa-se com José Palmeira (518) e Gonçalo Rodrigues (508), ambos já a mais de 30 pts do 1º lugar. Early days!

Agora já completamente recuperado do delírio da penicilina, aproveito para sublinhar um importante facto a observar nesta Gameweek 11: fixture shift
Everton, Newcastle, Southampton e Manchester United são os exemplos mais claros de equipas que acabam de sair de inícios de campeonato algo complicados, preparando-se agora para navegar águas mais calmas até ao conturbado período natalício.

Como sempre espaço para 3 picks, co-m direito a uma visita especial e inesperada de um stalion francês.

VAN DIJK  £5.5m  (1.7%)
BOU - sun - STO - mci - AVL

Apostamos na mais recente aquisição do Koeman, um compatriota central e holandês que acrescentou significativa qualidade à linha defensiva do clube do sul de Inglaterra, onde aterrou no fecho de mercado sendo titular desde a GW5.

Em 6 jogos compensou a falta de clean sheets, apenas 1, com os 2 golos marcados no calor do St Mary's. As stats nas últimas 4 jornadas ajudam a demonstrar o domínio de Van Dijk across the board. Na vertente defensiva ocupa o 1º lugar em CBI com 53, e o 2º em TWp com 83.3%.

Ofensivamente é rei com 5 GA, bom para 2º lugar atrás de Martin e Moreno, mas líder destacado em SoT e SiB com 4. Realce também para o domínio nos lances de bola parada, com 5 AfSP. As 2 BCM também deixam perceber que o seu pecúlio podia ser ainda mais espectacular.

Virgil Van Dijk, um target apetitoso para lançar sem reservas em 4 dos próximos 5 desafios do Southampton na EPL.

HERRERA  £6.6m  (1.2%) 
cpl - WBA - wat - lei - WHU

Vou contar-vos uma pequena história...

Sempre que as coisas começam a correr menos bem nas performances do United, Louie Van Gaal tende a recorrer aos preciosos serviços do pequeno basco. Chamado ao onze após o empate caseiro diante do Newcastle - primeiro resultado negativo da época – não conseguiu evitar a derrota no País de Gales, mas mostrou as suas qualidades no clássico apontando o segundo golo da vitória sobre o Liverpool.

Entretanto chegou a nova coqueluche francesa, e Herrera era o elo mais fraco abandonado mesmo o onze titular até à copiosa derrota com o Arsenal na GW8. Desta vez cai Memphis Depay. LVG faz um autentico re-shuffle, enviando a bandwagon Martial para a esquerda, Herrera para o miolo e Rooney para ponta de lança (novamente!).

Ander Herrera volta a comprovar a sua extrema perícia perante a baliza contrária apontando 1g e 1a no dificílimo Goodison Park, terreno onde o United perdeu nas últimas 3 épocas. A manutenção do estatuto frente a CSKA e Manchester City indiciam que o médio espanhol parece agora parte integral dos planos do LVG para a good run que aí se apresenta.

Nos últimos 4 jogos, 2 golos e 1 assist (5bpS), provenientes de apenas 5 GA, 3 SiB, 3 SoT e 6 CC. Um diferential perfeito para quem se mantém a jogar em 3-4-3 e deseja guardar o budget para upgrades na frente de ataque. As suas stats não são brilhantes mas evidenciam o esperado: accuracy and conversion.

GIROUD  £8.7m  (6.5%)
swa - TOT - wba - nor - SUN

Podia e devia ser o espaço dedicado a Bony, mas entretanto a paisagem da FPL promoveu um gift.

O principal beneficiado da lesão de Theo Walcott na fatídica Taça da Liga. Wenger já informou que a dupla de ingleses (Chamberlain acompanhou-o) só regressa após o último international break do ano, logo Olivier Giroud está agora nailed on!

Melhor ratio g/min da EPL com 1 golo a cada 90 minutos de jogo, e 3 golos nas últimas 4 jornadas, período em que, apesar de saltar do banco em 3 ocasiões, conquistou o 4º melhor registo com 6 SoT.

Este "franciú" tende a marcar in bunchs portanto mais vale apanhá-lo enquanto está hot. O Swansea não regista uma cleanie há 4 jogos e de seguida temos o escaldante NLD, encontro que historicamente promove sempre muitos golos.

Let's ride the donkey!