O Fantasista
11
Jul

2014

Finals

Por O Fantasista

 

Não “deu” Brasil. Logo, José Miranda, a estatística já não é o que era.

Mas “deu” Argentina, e o sonho de mais um campeão sul-americano em continente americano continua bem vivo. Até porque (preparem-se) três campeões europeus consecutivos é coisa nunca antes vista.

Na verdade o Fantasista cometeu um erro daqueles. Esqueci-me das três "Afros" na zaga! E agora? Poderemos nós voltar a confiar na Familia Felipão? Talvez não, mas (historicamente) o desafio que atribui o 3º lugar costuma ser o melhor em termos de retornos ofensivos. Logo, o ataque brasileiro volta ao horizonte do vosso Cara.

Daqui vemos que a final dos cabeçudos tem uma média de 4.3g/jg, ajustada a 4g/jg se retirarmos 1986, primeiro ano só com eliminatórias. Só falta saber quem serão os escalados...

Neste jogo estamos safos, o acesso aos 11’s está garantido mais ou menos uma hora antes do fecho do mercado de transferências. No entanto nomes como os de Jô, Willian, Ramires, Paulinho e Oscar deverão ser escalados. Os holandeses também devem contar com algumas alterações na frente, Huntelaar, Lens, Depay (aqui evidenciado pela primeira vez em 2013), Clasie e De Guzmán são os principais candidatos.

 

Pelo contrário o jogo que atribui a Copa costuma ser bem tight e com prorrogação à mistura. Tem uma média de 2g/jg, que sem o México86 passa para 1.5g/jg com 3 prolongamentos em 6 finais e ainda o penalty do Robby em '94.

Tal como nas meias finais, Alemanha e Argentina continuarão a confiar na mesma base e no mesmo onze titular. Ou seja, Klose, Enzo e mais 20! 

Então não será má ideia confiar nos elementos defensivos de ambos, e até num possível extra-time que só aumentaria os retornos pontuais.

Linhas gerais. Aquelas de sempre:

 - 1 redes, o mais barato a jogar no 1º jogo. Krul/Vorm ou o Júlio.
 - 6/7 defesas centrais.  2 ou 3 do 1º jogo, Thiago Silva é um must.
 - 5/6 médios-centro, defensivos ou atacantes. 2 do 1º jogo, Clasie e Willian podem fazer o truque.
 - 2 avançados. 1 titular no 1º jogo, Huntelaar/Lens/Depay ou Jô. E Messi ou Müller para a Final.

 

Acabo com algumas stats da Final para o gambler que há em ti.