O cantinho da Mágica
18
Mar

2014

Formiguinhas de Primeira

Por Bernardo Sousa

 

E pronto, é oficial! Mais um ano na primeira divisão!

Altura de erguer os braços em celebração pelo propósito alcançado, em versão low-profile como um jogo de sexta feira à noite nos obriga… jogámos, reagimos bravamente ao soco no estômago, minuto 4, Pardo tem um lance de génio no qual (admito eu) pensei que o jogo se pudesse desequilibrar de forma definitiva. Qual o meu espanto quando vejo a equipa levantar-se, assumir os 86 minutos que restavam como uma prova de força perante a magnitude da tarefa em mãos.

 

Uma vitória em Coimbra era de vital importância para os arsenalistas, tal ficou provado durante toda a contenda. No entanto, há pormenores que muitas vezes mudam o desenrolar dos jogos… neste caso a diferença teve (como tem estado muitas vezes esta época) na baliza: Ricardo só não parou o indefensável; Eduardo tornou o defensável em golo contra a sua equipa (momento da semana em que tento fazer ver a Paulo Bento o óbvio, sinto que já se está a tornar tradição neste espaço). Neste pormenor residiu muito do que consistiu o resultado final, 1 ponto conquistado contra uma equipa de valia assinalável, com a vantagem de agora passarmos a ter vantagem no confronto directo face aos minhotos.

Estamos agora no molho de equipas que lutarão pelo 5º lugar até final (salve algum brilharete do Nacional hoje face ao Benfica), desafio tremendo face ao número de competidores (é escolher entre Nacional, Vit. Guimarães, Sp. Braga, Marítimo, Académica e Vit. Setúbal) que almeja um só lugar ao sol (Liga Europa). Até final teremos desafios de elevado grau de dificuldade como visitas à Luz e ao Dragão, mas poderemos compensar isso com vitórias contra os Vitórias em casa e frente ao Marítimo no Funchal. Não dependemos de nós, mas quase... se tivermos a atitude guerreira e a organização do jogo de sexta feira à noite tudo é possível, isso e se o Diogo Valente baixar ligeiramente a mira (dois jogos seguidos a acertar na trave "tá giro", mas não chega...). 

 

As formiguinhas de negro incomodam muito, sempre a picar os pés aos adversários… podemos não chegar ao objectivo que propus agora alcançar mas com certeza que os 11 que defenderem as nossas cores vão dar o litro do primeiro ao último minuto até ao final da Liga.

Próxima jornada, deslocação ao Estádio da Luz… como qualquer jogo contra uma equipa grande as expectativas são baixas, mas a tranquilidade é absoluta. Qualquer outro resultado que não seja uma derrota terá necessariamente de ser festejado, vindo obrigatoriamente à cabeça o ponto conquistado em Alvalade.

Uma boa semana a todos.