Curva Belíssima
04
Set

2013

1 + 1 = 20

Por Luís Pires

E eis que, no último dia de transferências, o Sporting arrecada 20 milhões de euros com dois jogadores. Quer dizer, não são bem 20, são 19,5. Mas também não são bem jogadores, são dois putos, de 18 e 20 anos, que podem um dia vir a ser jogadores a sério.

 

A primeira venda, a do Bruma, é boa ou mesmo muito boa. São 12 milhões por um miúdo sem cabeça que já ninguém queria em Alvalade e que, continuando, só ia trazer problemas. A CAP deu razão (e bem) ao Sporting no diferendo sobre se o contrato com o Bruma era válido ou não (hey, Bebiano, ainda estás a embrulhar?), mas isso significava apenas uma coisa: o jogador tinha contrato por mais um ano, sendo livre de assinar por outro clube já em Janeiro e sair a custo zero em Julho.

Continuo a achar que ia bater palminhas de contentamento se o deixassem lá ficar e o pusessem a bater bolas (de ferro) à parede durante a época toda. Mas a direcção, que é mais equilibrada do que os adeptos, preferiu encaixar 12 milhões com um puto que só fez treze jogos pela equipa principal e que ainda não provou nada. Dá quase um milhão por jogo, se isto não é pô-los a render...

E claro que o Bruma até pode vir a ser a próxima superstar do futebol (indo para o Galatasaray talvez não, mas ok), mas para já não passa de um puto burro, mimado, com futebol nos pés mas que ainda só brilhou contra malta da idade dele (e isto acreditando que tem mesmo 18). O Nélson Oliveira (em quem continuo a acreditar) também brilhou no Mundial de Sub-20, depois puseram-no a jogar com homens e a coisa já não é tão fácil.

 

Já o Ilori, tenho pena. São 7,5 milhões por um puto que também não jogou muito tempo pela equipa principal, mas que tinha potencial para se afirmar no centro da defesa este ano. E nem é pela história de “Ah, o Ilori é o nosso defesa mais rápido, blá blá blá, tem o recorde de velocidade da Academia, blá blá blá, fez melhor tempo que o Ronaldo, blá blá blá”. Enquanto o Bolt não for jogador do Manchester United, a rapidez do Ilori não é um argumento para me convencerem de que é um super central. Mas acho que pode vir a ser um bom central, por todo um conjunto de qualidades que tem.

Além disso, vai para o Liverpool e não apanhar bebedeiras para a Turquia, já é meio caminho andado para ter mais futuro do que o Bruma. Talvez se devesse ter segurado o Ilori, fazer dele jogador e depois vendê-lo por bastante mais dinheiro. Mas o Sporting está… como se diz… à rasca! 

 

E os 20 milhões permitem segurar o Patrício (o maior!) e mais um ou outro jogador como o Capel (sim, haters, ele é fuço mas é bom).

Contas feitas,  é um bom encaixe, que podia ter sido maior se os jogadores tivessem cabeça e quisessem fazer-se jogadores no clube que os formou antes de irem para fora, ou se o Sporting tivesse dinheiro para os segurar até querer.

Leonardo Jardim também sinalizou bem cedo que saberia viver sem eles. Contam os que ficam. E os 20 milhões que entram. Sorte ao Ilori e que o Bruma seja o novo Dani.

 

PS – Yo, Bebiano, quanto metes ao bolso dos quase dois milhões de salário que o puto vai ter?