Área Técnica
25
Jun

2013

À primeira vista - Vergara, Aguilar e Huerta

Por Alberto Carvalho


De entre os defesas centrais presentes no Mundial de Sub-20, damos destaque a 3 sul-americanos com capacidade para singrarem na Europa.

 

Jherson Vergara, colombiano de 19  anos (25/05/1994) e já contratado pelo A.C. Milan, é dos que facilmente dá nas vistas. Morfologicamente compacto (1,87m / 1,80kg 79 kg), forte no desarme, suportando-se na força e velocidade, raramente perde um duelo no corpo a corpo. Ao nível da construção não revela a mesma qualidade, optando quase sempre pelo passe curto, embora poderoso nas saídas com bola em condução. Forte nos cantos e bolas paradas em ambas as áreas.

 

Felipe Aguilar joga ao lado de Vergara nos Sub-20 colombianos. Já com 20 anos (20/01/1993) é menos poderoso fisicamente que o seu colega, embora também bem constituído (1,89m / 1,78kg 72kg), não evidenciando fragilidades no 1x1, destaca-se pela eficácia ao nível da intercepção. Participa com maior facilidade que o seu colega no jogo ofensivo, quer em condução, quer ao nível do passe.

Ambos revelam o sentido posicional e capacidade de recuperação quando a linha defensiva está subida, formam uma boa dupla, complementando-se um pouco à semelhança da velha escola do "Líbero + Central de Marcação".

 

Valber Huerta faz parte da selecção chilena, e aos 19 anos (26/08/1993) é um central esquerdino, que não sendo tão forte sob o ponto de vista ofensivo, como o colombiano Aguilar, revela-se mais poderoso que este nos duelos defensivos. Participa sem dificuldade na construção ofensiva, fundamentalmente através do passe curto, facilitando a circulação da bola pela linha defensiva no 1º momento de construção.  No primeiro jogo frente ao Egipto foi opção vindo do banco na parte final do jogo. Veremos se será opção amanhã contra a Inglaterra, ele que foi um dos destaques do Sudamericano.

 

 

Alberto Carvalho é um Treinador de Futebol que colabora regularmente com o 11para11. Escreve desde 2007 no "Bola Mesmo Redonda" e debruça-se sobre todas as vertentes do Beautiful Game.