A Selecção
17
Jun

2014

WC2014 - Grupo H

Por 11para11

 

Chegamos ao final da introdução que fizemos aos grupos do Brasil14, com um olhar ao grupo que tem a selecção pela qual aguardamos há dois anos, a Bélgica de Hazard, Witsel, Kompany, Lukaku e muitos mais. Vamos ver como se dão contra selecções com larga experiência em competições internacionais e contra a equipa do melhor jogador magrebino de 2013.

 

1. Quem segue em frente no Grupo D?

Fantasista (O Fantasista) - Bélgica e Russia. As estrelas da EPL todas juntas? Só pode dar bom resultado. Toby e Witsel são os únicos não-Britanicos no 11. A Russia é treinada pelo mestre dos misters Italianos. Fabio não pode contar com o craque Shirokov, mas o conjunto (e Shatov) resolve.

José Miranda (A Selecção) - Bélgica e Russia. Não me parece que os coreanos se consigam misturar na luta pelo apuramento, sobretudo tendo em conta o pragmatismo italiano que agora norteia os russos.

Paulo Pereira (No Caldeirão, Domingo às 4) - A Bélgica pode passar duas vezes?

Tiago Quartilho (Papoilas Saltitantes) - Bélgica e Russia. Não estou tão high na Bélgica como a maioria das pessoas que oiço, mas ainda assim, visto que as outras duas equipas são a Argélia e a Coreia, e este Mundial não é o de 2002 em que a Coreia foi levada claramente ao colo, penso que este é daqueles grupos que não vai ter história. Claro que conheço quem tenha metido dinheiro que a Argélia passa, mas enfim...

Tubarão (O Tubarão) - Rússia e Bélgica. As escolhas óbvias. O futebol é fértil em surpresas mas neste grupo não as vejo a acontecer. Russos bem orientados pelo Sr.Capello, os belgas com uma geração de grande talento devem chegar para coreanos e argelinos.

 

2. Qual será a maior surpresa?

F - A Bélgica não ficar em 1º neste grupo.

JM - A Bélgica não passar em primeiro, sendo surpreendida pela Itália de Capello que sabe a importância de evitar a Alemanha.

PP - Quem passar será provavelmente a equipa mais fraca dos oitavos. Gostava que a Argélia fizesse as honras.

TQ - O facto da Bélgica apesar de ganhar o grupo, não o dominar de forma clara como todos parecem pensar, nomeadamente pelas dificuldades que vai sentir contra defesas muito fechadas.

T - Os russos vão ganhar o grupo, evitando a Alemanha nos oitavos de final.

 

3. E qual será a desilusão?

F - Hazard. Após uma época fatigante na EPL os gramados brasileiros podem não ser o melhor amigo para o extremo esquerdo.

JM - A Coreia do Sul. Apesar de fiel aos seus príncipios de jogo falta algum fire power a esta equipa coreana, que prevejo a acabar o grupo em último.

PP - Era um bocado constrangedor se o seleccionador mais bem pago da competição não picasse o ponto num grupo destes, mas realmente não faço fé na Rússia. Ainda por cima, sem o Shirokov na 25ª hora.

TQ - O futebol ultra defensivo da Russia, e o facto de em 2014 termos um Mundial com um sistema de grupos que permita duas das 5-6 selecções mais fracas presentes estarem no mesmo grupo.

T - A Argélia. Os norte-africanos vão ser a equipa, a par das Honduras, com pior participação.

 

4. Este Grupo merece a minha atenção porque...

F - Podemos checkar como se comporta o Slimani sem as dicas do Jardim.

JM - Por causa da geração de ouro da Bélgica e da sua estreia em grandes competições.

PP - Dois anos e muitos pontos da Fantasy da EPL depois, a Bélgica é a equipa pela qual todos estávamos à espera. É hora de subir as cortinas e de valerem o bilhete.

TQ - Não tem grande interesse, excepto para ver se a Bélgica está tão forte como se diz, e para ver quantas vezes passa a Rússia da linha do meio campo por partida (sem contar com os remates do Dzagoev a 40 metros).

T - Ver a selecção da moda fazer a sua estreia numa grande competição, ainda para mais defrontando uma velha raposa à frente de uma equipa que, ela própria, tem falhado nestas competições.

 

5. Quem é o jogador a não perder no Grupo D?

- Romelu Lukaku. Com a titularidade mais do que garantida, o tanque tem tudo para ser um dos goleadores deste WC.

JM - Eden Hazard. O pequeno belga já provou no Chelsa que, em determinados dias, é imparável. Vamos ver como se comporta com todos os olhos do mundo postos nele para liderar a Bélgica ofensivamente.

PP - Romelu Lukaku. Sejam quais forem os 10 médios-ofensivos, todos os caminhos vão dar a Roma. É hora do miúdo convencer o José a deixar-se de baboseiradas.

TQ - A escolhas mais óbvias seriam Lukaku ou Hazard mas vou escolher Kevin De Bruyne para a surpresa de selecção Belga. Apesar de não ter vingado no Chelsea (no qual teve poucas oportunidades), deu-se bem por todos os restantes clubes por onde passou, do Genk ao Wolfsburgo passando pelo Werder Bremen por empréstimo. Tem um rácio de Golo+Assistência por jogo altíssimo, e pode espalhar a magia num grupo fácil, onde a Bélgica deve garantir o apuramento sem grandes problemas de maior.

T - Adnan Janujaz. O talentoso extremo do United escolheu a Bélgica de entre uma série de países que desejavam os seus serviços. Terá algum impacto numa equipa recheada de opções para o seu lugar?