A Selecção
16
Jun

2014

WC2014 - Grupo G

Por 11para11

 
 
G. Grupo da morte. Grupo de Portugal. É o grupo com o menor total no somatório do ranking das equipas que o compõem e aquele onde ninguém queria ficar. A nós calhou-nos a Alemanha, os EUA que ajudaram a eliminar-nos em 2002 e uma das mais fortes e consistentes selecções africanas.
 

 

1. Quem segue em frente no Grupo G?

José Miranda (A Selecção) - Alemanha e Portugal. Não quero que me acusem de nada se deixar Portugal de fora desta lista.

Paulo Pereira (No Caldeirão, Domingo às 4) - Alemanha e Portugal. Acho que a Mannschaft limpa o grupo, mas o joelho de Ronaldo vai dar para afastar o melhor onze titular africano.

Tiago Quartilho (Papoilas Saltitantes) - Alemanha e Gana. Num grupo com duas selecções do Top-4 do ranking da FIFA, parece despropositado estar a escolher outras equipas para passar a fase de grupos e apesar de acreditar que é o grupo mais equilibrado o Gana tem uma equipa fortíssima, muito rápida e com pouca dificuldade com o calor. Parece-me forte demais para um Portugal envelhecido, sem plano B para quando Ronaldo não consegue decidir sozinho. Quantos aos EUA, penso que são cada vez mais uma selecção a ter em conta, mas tiveram muito azar no grupo.

Tomé Moreira (Confiança Azul) - Portugal e Alemanha.

 

2. Qual será a maior surpresa?

JM - A fragilidade defensiva dos alemães, numa defesa pejada de adaptações e com um estilo de futebol que já não se enquadra no "alto e tosco".

PP - O Neuer vai encaixar mais golos do que o previsto e vamos suar um bocado frio com o Gana.

TM - Muita gente tem colocado em dúvida a qualidade da selecção nacional. Mais uma vez, é apontada genericamente como uma das potenciais desilusões do mundial, mais uma vez será uma surpresa agradável.

TQ - A facilidade com que a Alemanha vai "limpar" um grupo teoricamente complicado e o Gana deixar para trás o 4º classificado do ranking da FIFA.

 

3. E qual será a desilusão?

JM - Os EUA, que com Klinsmann e alguns jogadores a evoluirem na Europa já se acham muito bons neste desporto. Afinal de contas, nem sequer usam o nome certo.

PP - Não será, mas falharmos as eliminatórias pela primeira vez em seis torneios seria mais tragédia do que desilusão.

TM - O grupo deverá ser demasiado forte para os Estados Unidos que enfrentarão o colosso germânico, a melhor equipa africana da actualidade e um Portugal bem preparado.

TQ - Portugal e Cristinano Ronaldo. Esta selecção das quinas não apresenta ideias alternativas para quando um dos dois melhores jogadores do mundo não resolve. Não acredito que Ronaldo esteja recuperado, não acredito que mesmo que dê para jogar que aguente os 3 jogos, e mesmo que consiga jogar os três jogos, não acredito que consiga ser sozinho a força necessária para ultrapassar a Alemanha e o Gana. Nesse sentido também outra desilusão, o facto de não termos Ronaldo mais para a frente na competição...

 

4. Este Grupo merece a minha atenção porque...

JM - Além do interesse óbvio por Portugal, este é o grupo mais difícil do Mundial, aquele em que todos so que ficarem de fora vão de certeza com um melão para casa. E pelo equipamento alternativo do Gana.

PP - Um gajo, a dada altura, farta-se de ver futebol, é preciso sofrer. E há sempre a possibilidade de canalizarem o Sérgio Conceição no primeiro dia.

TM - Existe muita qualidade. 3 equipas muito fortes e uns Estados Unidos que prometem dar luta. Bons jogos em perspectiva, mas a um nível mais tático provavelmente.

TQ - Melhor grupo do Mundial. Além das duas equipas do Top-4 que já mencionei, o Gana chegou aos quartos em 2010 depois de uma fase de grupos em que defrontou a Alemanha, e uns oitavos em que eliminou... os EUA.

 

5. Quem é o jogador a não perder no Grupo G?

JM - Cristiano Ronaldo. Sobretudo quando leva 10 milhões aos ombros.

PP - Missão: Terceira Bola de Ouro.

TM - Quando entra em campo o melhor do mundo, todos os olhos ficam postos nele. Nós não podemos ser excepção.

TQ - Cristiano Ronaldo por tudo o que disse anteriomente. Se calhar o jogador mais decisivo para a sua selecção dos que estão no Mundial, é o peso que fará pender a balança para Portugal ou para o Gana no apuramento, e a única hipótese que a nossa selecção tem de chegar aos jogos a sério da competição. Özil seria a minha escolha em quase todos os grupos, mas não neste.