A Selecção
15
Jun

2014

WC2014 - Grupo E

Por 11para11

 

A França calhou em sorteio num dos grupos mais acessíveis do Mundial. Despojada de Ribéry, uma baixa de última hora, a antiga campeã tem aparentemente o caminho facilitado até à fase seguinte, tendo como adversários o Ecuador, as Honduras e a Suíca.

 

1. Quem segue em frente no Grupo E?

José Miranda (A Selecção) - França e Suíça. Esta nova França de Deschamps está a anos luz da de Domenech. Além disso, não entendo todo o hype à volta do Ecuador criado na imprensa estrangeira.

Nuno Oliveira (A Selecção) - França e Suíca. As equipas da UEFA estão noutro patamar neste grupo.

Tiago Dias (Papoilas Saltitantes) - França e Ecuador. A França facilmente e o Ecuador decide já hoje contra a Suíça.

Tiago Quartilho (Papoilas Saltitantes) - França e Suíça. Acho que não há muito para elaborar aqui. As europeias neste grupo são demasiado fortes, mesmo sem o Ribéry e o Platini.

Tubarão (O Tubarão) - França e Equador. Mesmo sem Ribery e com um meio campo onde parece que só existe um tipo de jogador os gauleses devem ter demasiada qualidade para não ganhar o grupo. O Equador vive da inspiração de Valencia e Noboa e será dos mais apetecíveis dos últimos 16 mas deve chegar para a “mini Bélgica”.

 

2. Qual será a maior surpresa?

JM - A qualidade da Suíça. Hitzfeld tem falado como se fosse o treinador de Madagáscar e do sonho que seria passar aos oitavos, mas acho que anda tudo a menosprezar os suíços.

NO - Quando as Honduras ganharem ao Ecuador.

TD - Se as Honduras ganharem um jogo. Acho que vai ser um grupo sem surpresas.

TQ - A Suíça ficar em primeiro do grupo, lançando a França para um confronto antecipado com a Argentina, presumivelmente.

T - Descobrir, a meio de um jogo deles, que afinal conheço 3 ou 4 jogadores das Honduras.

 

3. E qual será a desilusão?

JM - A inoperância do Ecuador, apontado por quase todos como a equipa que passa com a França.

NO - O Ecuador não se chegará nem perto do que lhe foi apontado. Prevejo uma saída pela porta pequena de Caicedo e amigos.

TD - A Suíça poderia e deveria fazer melhor do que apenas participar no Mundial.

TQ - A perda de Ribéry pouco antes do Mundial, um dos 10 melhores jogadores do mundo apesar de ser um pouco "francês" para o meu gosto.

T - O meio campo suíço, recheado de nomes conhecidos de grandes clubes europeus, não vai conseguir evitar uma eliminação prematura.

 

4. Este Grupo merece a minha atenção porque...

JM - É o grupo que menos me entusiasma. A esperança de ver a França, uma das nossas némesis, ser eliminada vai ter que chegar.

NO - É o grupo de "sorte" que a França "apanhou".

TD - Tenho muita curiosidade em ver a França jogar sem Ribéry, para ver como jogam sem a sua referência.

TQ - Ver se a França se rende aos Suíços quando se aperceber da derrota iminente, aplicando a sua famosa táctica para derrotas.

T - Este é o grupo que mais tenho dificuldade em responder. A hipótese de novo motim no seio da equipa de França é motivo suficiente?

 

5. Quem é o jogador a não perder no Grupo E?

JM - Antoine Griezmann. Com a ausência de Ribéry, o extremo da Real Sociedad deverá ocupar a faixa esquerda francesa e espalhar o caos como costuma fazer na Liga Espanhola.

NO - Karim Benzema. Finalmente a ganhar o estatuto que sempre se lhe previu, este pode ser o Mundial da explosão para Benzema depois de uma época em grande no Real.

TD - Yohan Cabaye. Prevejo que comece a ser decisivo logo na fase de grupos.

TQ - Xherdan Shaqiri. O pequenino canhoto do Bayern, o Messi suíço, chamou-me a atenção num Benfica-Basileia.

T - Xherdan Shaqiri.O grande talento suíço deve estar de saída da Baviera e um Mundial em bom nível pode ser bastante lucrativo.